Esquenta ENEM - 2014 - parte 3

Transmissão ao vivo do Esquenta ENEM 2014, oferecido pelo Sistema de Ensino CNEC. Simulado CNEC ENEM.

Canal - 2014
5 vídeos

Comentários

  • Michaell Douglas de Oliveira 09 de Novembro de 2020 14:43
    Aula TOP! Parabéns aos professores!
  • Mozart Lacerda Filho 06 de Novembro de 2014 11:51
    Toda a equipe de Filosofia e Sociologia agradece os elogios e força de todos vocês. Que o desafio de sábado e domingo seja coroado de êxito, pois vocês merecem muito. Abraços fortes em todos.
  • Vânia da Conceição E Silva 06 de Novembro de 2014 11:49
    GOSTAMOS MUITO DA AULA, PRINCIPALMENTE DE SOCIOLOGIA!
  • Pimentinha 06 de Novembro de 2014 11:49
    Vou acertar todas do enem!
  • Francisco Renan da Silva Morais 06 de Novembro de 2014 11:49
    OBRIGADO!!!!
  • Pimentinha 06 de Novembro de 2014 11:49
    Otima aaaaula
  • Mozart Lacerda Filho 06 de Novembro de 2014 11:49
    Pensando no eixo história da filosofia, os principais nomes são: Platão, Descartes, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Montesquieu, Marx. Esses são pensadores já consolidados no ENEM e noutros vestibulares... mas favor observar que nomes mais menos conhecidos como Habermas, Marcuse, Adorno estão, paulatinamente, sendo cobrados.
  • Davi Cristina Silva 06 de Novembro de 2014 11:45
    No ENEM, quais filósofos são mais abordados? Abraços.
  • Mozart Lacerda Filho 06 de Novembro de 2014 11:43
    Contratualismo, de modo geral, é a doutrina filosófica que defende que a sociedade civil foi fundada por força de um contrato social, um pacto social, contrariando a tese aristotélica que afirmava que a sociedade derivava da natureza humana. Os principais teóricos do contratualismo explorado pelo ENEM são: Thomas Hobbes, J. Locke e J. J. Rousseau. Os dois primeiros são ingleses e pertencem ao século XVII e o último é genebrino e viveu no século XVIII.
  • Ana Cláudia de Faria Vasconcellos Fonseca 06 de Novembro de 2014 11:38
    No que consiste o contratualismo?
  • Marcio Junior 06 de Novembro de 2014 11:31
    Obrigado mozart,tamo junto! Saudades
  • Mozart Lacerda Filho 06 de Novembro de 2014 11:30
    O número de questões de filosofia na prova de CH tem variado ano a ano. Mas atentem-se: muitas questões que não são especificamente de filosofia exigem para a sua solução que se tenha conhecimento filosófico.
  • Mauro Lopes Junior 06 de Novembro de 2014 11:28
    sao 7 questao de filosofia no enem neh?
  • Mozart Lacerda Filho 06 de Novembro de 2014 11:28
    Por conta das ocorrências dos movimentos sociais que assistimos nos últimos tempos, eles podem, sim, serem cobrados no ENEM. Não somente o movimento Hippie, mas acreditamos que outros também.
  • Marcio Junior 06 de Novembro de 2014 11:27
    E os movimentos,como o movimento hippie, tem possibilidade de cair no enem professor?
  • Luana Cunha Lemos 06 de Novembro de 2014 11:24
    Ricardinho e Celinha vocês são ótimos! Admiro o trabalho de vocês!
  • Marcio Junior 06 de Novembro de 2014 11:24
    ótima aula meninos! parabéeeeeens
  • Joao Vitor Resende Andrade 06 de Novembro de 2014 11:23
    Celinha e ricardinho,vocês são os melhores professores de geografia do Brasil!! Parabéns pela bela aula!!
  • Filipe Neri Flores 06 de Novembro de 2014 11:20
    Caro Botelho, no Brasil existem políticas de promoção da inclusão social e proteção ao indígena....
    Merece destaque o sistema de cotas, atuação da Funaí, ONGs, movimentos dentro do Congresso Nacional....
    Porém, infelizmente, tenho que afirmar que a expansão da economia sobre áreas de ocupação indígena tem provocado uma erosão socioeconômica ao seu (nosso) povo.
    O ENEM pode retratar em questões estes conflitos....
    através de situações que expressão a expansão econômica, e/ou criação de infraestruturas (usinas - Belo Monte, Jirau, Santo Antônio)
  • Botelho Botaovo 06 de Novembro de 2014 11:14
    Primeiramente quero elogiar o excelente trabalho dos professores de geografia. Eu me chamo Botelho e sou descendente indígena, sou do tercero D, e gostaria que comentassem a situação dos indígenas no país, quais as políticas de proteção do governo para com meu povo, quais os principais movimentos realizados por meus irmãos para evitar o domínio do homem branco, e como o assunto poderia ser cobrado nos vestibulares de final de ano
  • Mauro Lopes Junior 06 de Novembro de 2014 11:13
    adorooo s2 vcs
  • Marcela Caetano Arruda 06 de Novembro de 2014 11:12
    Celinha, Ricardinho a gente ama vocês !!!
  • Marcio Junior 06 de Novembro de 2014 11:11
    Beijos,amo voces
  • Filipe Neri Flores 06 de Novembro de 2014 11:09
    Ainda não podemos associar o desmatamento interferindo na unidade da massa equatorial continental, pois de acordo com o INPE, a seca foi provocada pela formação de massa de ar quente e espessa sobre o sudeste, impedido a entrada de massas de ar e a formação das chuvas.
  • Mauro Lopes Junior 06 de Novembro de 2014 11:07
    podemos associar a seca que esta havendo aqui em Minas com o desmatamento ocorrido no Norte?
  • Filipe Neri Flores 06 de Novembro de 2014 11:07
    Entre as atividades temos: na Zona da Mata - litoral, produção de sal, de cacau, e de cana de açúcar, além da atividade turística e portuária. No Agreste: agricultura familiar, e minifúndios. No Sertão: agricultura irrigada e criação de gado. No Meio Norte: agricultura nos vales dos rios Mearim e Pindaré, com destaque para o arroz.
  • Marcio Junior 06 de Novembro de 2014 11:04
    Ricardinho,tenho uma dúvida: qual a principal atividade economia do nordeste?
  • Filipe Neri Flores 06 de Novembro de 2014 11:04
    A crise hídrica que atingiu mais intensamente a região sudeste do país tem causas naturais, porém a utilização inadequada nas margens dos diversos mananciais hídricos: rios, represas, áreas de abastecimento das cidades, também são responsáveis pelo agravamento da situação.
    Quanto ao poder público percebe-se falta de planejamento, pois se a população cresce torna-se necessário ampliar obras de captação e tratamento de água para atender um consumo crescente.
  • Botelho Botaovo 06 de Novembro de 2014 11:01
    Professor Ricardo, gostaria de saber como a prova do enem poderia abordar a crise hídrica em nosso país. Como que os governos administram a situação da crise hídrica e consequentemente a possível crise energética devido a baixa produtividade das hidroelétricas durante a seca, o país corre risco de racionamento?
  • Filipe Neri Flores 06 de Novembro de 2014 11:00
    A bacia amazônica é a maior, com grande potencial hidrelétrico, e baixa potência instalada. A bacia do Paraná é a mais utilizada para produção de energia hidrelétrica pois seus rios são de planalto e está próxima do mercado consumidor. A bacia do São Francisco muito utilizada para navegação, irrigação, produção hidrelétrica, e que atravessa parte do Sertão nordestino. São essas as principais bacias hidrográficas brasileiras.
  • Botelho Botaovo 06 de Novembro de 2014 10:57
    Mestre, amigo e professor Ricardo Augusto (Ricardinho), e uma honra assistir essa vídeo aula!! Ficaria grato se fizesse um breve resumo das bacias hidrográficas brasileiras, agradeço sua atenção,
  • Filipe Neri Flores 06 de Novembro de 2014 10:56
    Todos os climas do Brasil são importantes, visto que se não comportam alguma atividade econômica expressiva são indispensáveis na determinação dos fatores climáticos a partir da circulação de massas de ar.
  • Mauro Lopes Junior 06 de Novembro de 2014 10:55
    qual clima é o mais importante no brasil?
  • Filipe Neri Flores 06 de Novembro de 2014 10:54
    Filipinas, Indonésia, Malásia, Taiwan, Coreia do Sul, Singapura, Hong Kong e atualmente o Vietnam está se transformando em um Tigre Asiático, pois está instalando empresas cuja a produção se volta para o mercado externo.
  • Ana Cláudia de Faria Vasconcellos Fonseca 06 de Novembro de 2014 10:51
    Quais são os tigres asiáticos?
  • Filipe Neri Flores 06 de Novembro de 2014 10:50
    Nem sempre. Depende dos meios de fiscalização. No Brasil além das instituições como receita federal, secretárias da fazenda, e CADE buscam evitar o domínio de mercado por meios ilícitos.
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:49
    Ana Cláudia, existe uma tendência no ENEM em utilizar pensadores da filosofia política em prol de uma interpretação da história. Então, Maquiavel, Locke, Hobbes, Rousseau, Montesquieu estão sempre em evidência. Não se esquecendo que no século XX, questões desses pensadores são retomados de forma recontextualizada.
  • Ana Cláudia de Faria Vasconcellos Fonseca 06 de Novembro de 2014 10:46
    Existe a possibilidade de cair sobre Maquiavel?
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:46
    A Revolução Francesa é um evento chave para a compreensão do mundo contemporâneo. O termo revolução procura designar uma mudança profunda nas estruturas da sociedade. Assim, podemos afirmar que a Revolução Francesa provoca transformações estruturais na sociedade francesa, derrubando a sociedade absolutista.
  • Thais Diniz Sabino 06 de Novembro de 2014 10:44
    por favor Jeferson me fale sobre a Revolução Francesa
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:44
    Ocorreu na década de 1960, e a Revolução Cultural liderada por Mao Tsé Tung visava à quebra das influências ocidentais na sociedade chinesa.
  • Ana Cláudia de Faria Vasconcellos Fonseca 06 de Novembro de 2014 10:43
    Olá, gostaria de saber como ocorreu a revoluçao cultural na China. PARABÉNS RODRIGO
  • Mozart Lacerda Filho 06 de Novembro de 2014 10:41
    Sim. Todos os anos tem alguma questão sobre indígenas. Atenção no documento e fontes, bem como no encontro de culturas.
  • Arthur Brunno Dias E Silva 06 de Novembro de 2014 10:41
    jefao e Rodrigo como vc acham q o enem ira abordar a questão indígena esse ano?
  • Mozart Lacerda Filho 06 de Novembro de 2014 10:41
    Na verdade, Germano, a URSS tirou mais que ajudou dos países que ficaram sob sua influência. Houve um plano de ajuda, no entanto em virtude das condições do país não havia possibilidades de serem comparadas ao Plano Marshall.
  • Graziela Cristina Lorencet 06 de Novembro de 2014 10:39
    Olá!
    O Terceirão da CNEC Teutônia - RS também tá ligadão nas aulas de história e geografia...
  • Germano Bandeira Nakamura 06 de Novembro de 2014 10:38
    Murilo Carrara.os comunistas também enviaram ajuda aos países aliados?
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:36
    Urias, as consequências mais diretas foi a polarização da ordem mundial. Os vencedores do conflito, URSS e EUA dividiram o mundo sob a influência política e econômica, prolongando a tensão terminada após a Guerra.
  • Urias Antônio Moisés Junior 06 de Novembro de 2014 10:34
    Gostaria de saber as conseqüências da segunda guerra na ordem mundial, abraços Jeferson.
  • Guilherme Soares Nominato 06 de Novembro de 2014 10:32
    Fala Zezão, boa sorte a todos!
    #esquentaEnem

    Jefão mitando como sempre para falar do Totalitarismo.
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:32
    Olá, Rafaela. Após a derrota militar de Napoleão ocorreu o Congresso de Viena (1815). Isso provocou a restauração do poder monárquico e suas consequências para a França seguiram no sentido de restabelecer a ordem existente antes da Revolução Francesa. Como sabemos, a Revolução detonou um processo de renovou das práticas políticas e econômicas no mundo inteiro. Logo, o Congresso de Viena e suas intenções não cabiam mais no mundo.
  • Luana Cunha Lemos 06 de Novembro de 2014 10:29
    O terceiro F de Uberaba te deseja feliz aniversário Rodrigo!
  • Rafaela Fernandes Lourenço 06 de Novembro de 2014 10:28
    Olá, gostaria de saber se o professor Jefferson poderia comentar a cerca do restabelecimento da monarquia após a queda de Napoleão e as suas consequências para a França e seu antigo domínio.
    Abraço, 3º E UBERABA.
  • Marcela Caetano Arruda 06 de Novembro de 2014 10:28
    AEEEE RODRIGO PARABENSS !! Terceiro c ????
  • Germano Bandeira Nakamura 06 de Novembro de 2014 10:28
    Vlw pelas dicas Maurício !!
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:28
    Marcela, para manter uma balança comercial favorável para o Mercantilismo era necessário exportar mais que importar, fazendo com que houvesse lucro.
  • Marcela Caetano Arruda 06 de Novembro de 2014 10:25
    Jefão, queríamos que explicasse o que seria a balança comercial favorável para esse período?
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:24
    O Golpe Militar de 1964 é uma boa aposta do que poderá ser cobrado na prova. Também pensamos que a Primeira Guerra estará na pauta das questões, em razão dos 100 anos de sua eclosão.
  • Francisco Renan da Silva Morais 06 de Novembro de 2014 10:23
    Bom dia a todos !!
    CNEC/Redenção/CE
  • Daniel Giordani 06 de Novembro de 2014 10:23
    Rodrigo, o Terceiro E de Uberaba te parabeniza pelo aniversário e pela aula!!
  • Germano Bandeira Nakamura 06 de Novembro de 2014 10:23
    Obrigado !!
  • Florença Caldeira Lopes Licursi 06 de Novembro de 2014 10:21
    PARABÉNS RODRIGO! UHUUL
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:21
    Sim, felicitações transmitidas ao professor Rodrigo!
  • Marcela Caetano Arruda 06 de Novembro de 2014 10:20
    Rodrigo hoje e seu aniversário?
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:20
    Sim, Germano. Por causa dos 50 anos do Golpe.
  • Germano Bandeira Nakamura 06 de Novembro de 2014 10:19
    Rodrigo parabéns muitos anos de vida e muita felicidade !!! Tem muita probabilidade de cair ditadura ?Abraço !!
  • Vânia da Conceição E Silva 06 de Novembro de 2014 10:18
    bom dia !! colegio cenecista de Itaúna ligadinho #vemeNEM
  • Marcela Caetano Arruda 06 de Novembro de 2014 10:18
    Booom dia JEFAO !!!! Terceiro c
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:15
    Bom dia, estamos no aguardo das dúvidas. Fiquem à vontade.
  • Luana Cunha Lemos 06 de Novembro de 2014 10:14
    Bom dia o colégio cenecista Dr José Ferreira já está ligado aqui! Boa aula a todos
  • Florença Caldeira Lopes Licursi 06 de Novembro de 2014 10:12
    CNEC UBERABA!! Bom dia
  • Débora Rayane Aureliano Silva 06 de Novembro de 2014 10:10
    CNEC ARAPIRACA
    BOM DIA
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:04
    Bom dia! Boa aula, galera.
  • Vasco da Gama 06 de Novembro de 2014 10:03
    Ufla online sala 4.1 galocura
  • Vasco da Gama 06 de Novembro de 2014 10:03
    FJV cnec joinville
  • Maurício José de Sousa Junior 06 de Novembro de 2014 10:00
    Bom dia!
  • Ana Barbara Martins de Paula E Silva 06 de Novembro de 2014 09:58
    Bom dia,2º ano C.C.Profº José Costa,estamos ansiosos pela aula de hoje! (:
  • Simone de Cassia Lazaroto 06 de Novembro de 2014 09:58
    Bom dia!!!!
    O colégio CENECISTA COLOMBO/PR já está on line aguardando o início da aula.